"Venci um câncer de mama, ajudo você a vencer o seu!"
Fernanda tinha 39 anos quando descobriu um câncer de mama. Mastologista, médica especialista em doenças da mama, ela se viu na condição de paciente, enfrentou a doença e, hoje, usa da sua experiência para ajudar outras mulheres. Esta história começa em julho de 2021, quando Fernanda percebeu um caroço no seio. Tantos anos lidando com a doença, não facilitou a aceitação. O medo e a angústia vieram, claro! Afinal, como médica, tinha clareza de tudo pelo que iria passar. A primeira pergunta foi: "Por que eu?" e, em seguida, o questionamento foi diferente: "Por que não eu?"
Mais do que ficar se questionando sobre os porquês, ela precisava agir e cuidar para começar o tratamento o quanto antes. A maior preocupação naquele momento foi com as filhas gêmeas, na época, com sete anos. As meninas já conheciam a doença, pois acompanhavam o trabalho da mãe, então seria inevitável introduzir o assunto. Foi um momento delicado quando as filhas perguntaram "esse é o que mata?" e nessa hora, todo seu conhecimento técnico fez a diferença, pois cada diagnóstico traz um protocolo e cada paciente tem a sua história. Ciente da importância de definir os próximos passos, Fernanda sentiu que aquela seria apenas mais uma etapa da vida. Etapa esta que a permitiu seguir trabalhando e vivendo "normalmente".
Sentir na pele os anseios de suas pacientes fez com que ela acreditasse ainda mais no atendimento individualizado, humanizado e eficiente para ajudar as mulheres em todas as etapas da sua jornada. O diagnóstico de câncer de mama fez com que ela passasse por quimioterapia, cirurgia e radioterapia e, acima de tudo, permitiu que ela tivesse uma visão mais clara e ampla de todas as dificuldades do processo, podendo ajudar ainda mais e melhor as mulheres que passam por esta situação.
"Tenho infinitamente mais a agradecer do que a reclamar."
Assista o MoranaPod com a história inspiradora da Fernanda e de outras participantes:
Veja mais sobre a nossa iniciativa de trazer este assunto tão importante para o MoranaPod, clique aqui!
0 Comentários